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quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A Equipe Prestadora de Serviços Não hà espaço para individualismos em prestação de serviços. Todo serviço è entendido como resultado de um esforço conjunto e, portanto , as glòrias e os fracassos dos serviços prestados são de responsabilidade de todos os membros da equipe e não de um ùnico profissional. Repetimos que atualmente o mercado de trabalho exige, cada vez mas, profissionais com disposição interior para trabalhar em equipe, capacitados para mediar discussões e desenvolver trabalhos com grupos multidisciplinares, compostos por profissionais com diferentes perfis e formaçoes. Pensando nisso,muitas empresas vêm rompendo o isolamento de setores e departamentos, na tentativa de promover a troca de experiências entre seus profissionais. Esse procedimento promove a integração da equipe de trabalho, porque um passa a entender o que o outro faz e, a partir daì, a equipe tem mais chance de interagir solidariamente . Alèm disso, a interação de àreas afins dà transparência às informações que circulam na empresa, possibilita o intercâmbio de funções e uniformiza as diversas linguagens da organização. Num salão de beleza, por exemplo, um cabeleireiro com espìrito de equipe não se recusa a ajudar o colega em dificuldades com um cliente. Ao contràrio , predispõe-se a ajudar, dà sugestões, procura resolver o problema conjuntamente. Do mesmo modo, numa editora de livros didàticos , o trabalho em equipe è decisivo. Os autores, o editor , o assistente editorial, os designers gràficos , os ilustradores , os revisores , a produção , todos têm de estar numa sintonia muito afinada,para que o projeto editorial saia como foi planejado,dentro de prazos e exigências institucionais e dos clientes. È bom frisar que a identificação dos profissionais co objetivos da empresa constituem a base do espírito de equipe.Se cada profissional gosta do que faz e està satisfeito com a organização da empresa,nâo hà duvidas de que a produtividade aumenta e a qualidade dos serviços melhora,porque todas as energias estão voltadas para um ùnico fim: O sucesso na prestação de serviços e,portanto, a satisfação do cliente. O sentido de equipe nasce da integração individuo-organização,evidenciada pela adesão espontânia do profissional aos procedimentos. Sò existe equipe quando todos os profissionais conhecem os pròprios objetivos e as metas da empresa e desenvolvem uma visão crìtica a respeito de desempenho de cada um e do grupo. Vospodetudo ! Dicas Regi Ribeiro ......
Competências Exigidas Do Profissional Intelectuais/Tècnicas 1- Aprender a pensar: identificar,reconhecer e definir problemas/formular alternativas , equacionar soluçoes,avaliar resultados. 2-Pensar estrategicamente : responder criativamente a novas situaçoes, atuar preventivamente , introduzir modificaçoes em processos de trabalho. 3-Integrar atividades : Dominar conceitos e tarefas constantes do nùcleo de ocupaçoes afins. Organizações Metòdicas 1-Organizar o Trabalho 2-Estabelcer mètodos pròprios 3-Gerenciar Tempo e espaço de Trabalho Comunicativas 1-Discutir , apresentar idèias , comunicar-se com o grupo e com os superiores hieràrquicos . 2-Atuar em contextos interativos cada vez mais complexos. 3-Dialogar, negociar, argumentar, questionar. 4-Buscar processos de individualizaçao e de solidariedade Sociais 1-Relacionar saberes provenientes da esfera social com o mundo do trabalho. 2-Transferir conhecimentos da vida cotidiana para o trabalho . 3-Não opor saber formal e saber informal.